sexta-feira, 4 de abril de 2008

Vazante da maré em fim de tarde na rampa Campos Melo


Localizada no bairro da Praia Grande, a rampa Campos Melo foi construída em 1862 para servir de atracadouro para as embarcações que vinham do interior do estado e de outros locais do Brasil e do mundo.

Atualmente continua a ser utilizada para o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias das cidades interioranas do Maranhão.

Talvez o fato mais marcante desta localidade de São Luís-MA tenha sido o naufrágio do navio Maria Celeste em 16/03/1954.

O Maria Celeste era um navio cargueiro fabricado pelo estaleiro Kane S. B. Co. em 1944, cujo armador era a Companhia Navegação São Paulo. A embarcação tinha 54m de comprimento e capacidade de deslocamento de 632t. No momento da explosão sua carga era de 1.000 cilindros de parafina e 3.000 cilindros de combustível. O acidente deixou um saldo de 16 (dezesseis) vítimas fatais e os destroços do navio queimaram durante três dias.

É da rampa Campos Melo que partem diariamente os barcos com passageiros (e muitos turistas) para a cidade histórica de Alcântara-MA.

Nenhum comentário: