domingo, 13 de abril de 2008

Mais um casarão que cai no centro histórico de São Luís




Na madrugada do dia 02 de abril de 2008, por volta das 03h:30min, desabou mais um casarão situado no centro histórico de São Luís-MA.


O prédio (ou o que restou dele) se localiza na rua do Sol nº 607, e não resistiu ao intenso período de chuvas que assola a capital maranhense.


A bem da verdade, em meus quase 40 (quarenta) ciclos solares, eu nunca tinha visto o imóvel ser alvo de uma boa reforma ou qualquer ação que pudesse lhe devolver a dignidade dos tempos de outrora.


Desde pequeno me acostumei a olhar o velho casarão daquele jeito: abandonado, sem pintura nas paredes e com as janelas de madeira meio quebradas, o que lhe configurava um aspecto sombrio e tenebroso.


Durante uns 15 (quinze) anos, da minha infância até chegar na adolescência, eu sempre ia cortar o cabelo na barbearia do "Seu" Totó (do barbeiro Antônio que trabalhava ao lado do casarão) e a fachada do prédio se mantinha inalterada, denunciando que seu destino já estava traçado, era questão de tempo vir ao chão.


Nas minhas contas, desde que me dou por gente, o casarão se sustentou - sozinho - por quase 40 (quarenta) anos... desse jeito fica difícil afirmar: é preciso amar a cidade pois, São Luís, te quero bela!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sao Luís é realmente uma jóia histórica brasileira. E como tal, devemos todos preservar a sua belíssima arquitetura histórica, especialmente os casaroes! Nao deixemos que a decadência e a falta de cuidados, tanto por parte das autoridades competentes e cidadaos, apaguem para sempre estas peças únicas da história de nosso país sem igual!