domingo, 27 de abril de 2008

Aniversário de Brasília (48 anos)


Opinião própria: Juscelino Kubitschek foi o maior estadista brasileiro e deixou um legado histórico que se chama Brasília. A ele (Juscelino) coube transformar em realidade o sonho de interiorizar a capital deste enorme Brasil.


Os portugueses ao chegarem aqui no Brasil se limitaram a ocupar a imensa faixa litorânea banhada pelo Atlântico, evitando incursões ao interior do recém descoberto território brasileiro, o que foi objeto de críticas ainda na época da colonização, pois segundo o Frei Vicente do Salvador (1564-1639) os portugueses deveriam explorar mais o Brasil e não se contentarem em andar arranhando o mar como caranguejos.


Já em 1789 a Inconfidência Mineira tinha como uma das bandeiras a mudança da capital do Rio de Janeiro para São João Del Rey, em Minas Gerais, entretanto a idéia não vingou, muito pelo contrário, acabou no cadafalso. Mas a semente lançada pelos inconfidentes perdurou por dois séculos tendo empolgado José Bonifácio e o jornalista Hipólito José da Costa.


Tendo ido a Portugal completar os estudos, Hipólito José da Costa (1774-1823) formou-se em três graduações: Filosofia, Direito e Letras. Homem culto (defensor do Iluminismo), Hipólito José da Costa, em seus artigos, defendia a necessidade de transferir a capital para o Planalto Central.


Em 09 de outubro de 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) providenciou dar um caráter institucional à questão da interiorização da capital, quando redigiu aos deputados da província de São Paulo às cortes de Lisboa, sugerindo a criação de uma cidade central no interior do Brasil para assento da Corte de Regência.


Em 1955, segundo assentamentos de José Asmar (O Legislador da Construção de Brasília), Juscelino Kubitschek ao dialogar com um homem do povo (Antônio Carvalho Soares - profissão: coletor estadual) em Jataí (sudoeste de Goiás), foi surpreendido com a seguinte pergunta:


"O senhor vai cumprir a Constituição, que determina a mudança da Capital Federal?"


Ao que respondeu: "Vou!"


Este dia, o 04 de abril de 1955, foi a data decisiva para o início do projeto de construção de Brasília e, no comício seguinte de JK em Porto Alegre, ele reafirmava: "É compromisso indescartável!" (construir Brasília).


Em 21 de abril de 1960, após três anos e dez meses nascia Brasília, que segundo Dinho Ouro Preto (Capital Inicial): "tem as ruas com cheiro de gasolina e óleo diesel, por toda a plataforma, você não vê a torre."

Nenhum comentário: