segunda-feira, 7 de abril de 2008

Rua 28 de julho


Hoje eu estou postando essa foto para demonstrar que a rua 28 de julho não pode (e nem deve) ser conhecida nacionalmente como uma rua de São Luís do Maranhão que um dia abrigou as "proletárias noturnas".
A rua foi batizada com esse nome numa alusão à data de 28 de julho de 1823, dia em que o Maranhão aderiu à independência do país declarada por Dom Pedro I em 07 de setembro de 1822.
O Maranhão - leia-se as elites econômica da época - se recusou a aderir à independência do Brasil por questões puramente econômicas. Nosso estado era, naqueles tempos, uma rica e próspera província com estreitas ligações comerciais com Lisboa (em Portugal), e praticamente ignorava as decisões emanadas do Rio de Janeiro. O Maranhão tinha uma verdadeira autonomia política e financeira em relação ao resto do Brasil.
No entanto, em 28 de julho de 1823, Lord Cochrane, um mercenário inglês a serviço do Império do Brasil, ancorou na baía de São Marcos e ameaçou bombardear a cidade de São Luís, que finalmente capitulou e veio a promover sua adesão à independência do Brasil. Esta data é feriado estadual no Maranhão.

Nenhum comentário: