quarta-feira, 26 de março de 2008

Navigare necesse; vivere non est necesse


Pompeu, um general romano que viveu entre 106-48 a.C. dizia aos seus marinheiros amedrontados que se recusavam a viajar durante a guerra que: "navigare necesse; vivere non est necesse".
Fernando Pessoa também escreveu: "navegar é preciso; viver não é preciso".
Ontem, dia 25/03/2008 por volta das 09:30h da manhã, quando passava pelo rio Anil e vi os barcos enfileirados tendo ao fundo a ponte São Francisco resolvi fazer esta fotografia, pois achei uma ótima oportunidade para poder complementar o "post" anterior onde os barcos estavam parados, dependendo dos ventos e da cheia da maré...
bem, para um barco, como para os homens:


"Navigare necesse; vivere non est necesse".


Navegar é preciso
(Fernando Pessoa)


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Um comentário:

romulo disse...

Molto bene, bella immagine e parole. grazie poeta.